Ética, Política e Direito: urgência e limites!

Autores

  • Cláudia Maria Rocha de Oliveira
  • Manoel dos Reis Morais

Resumo

Nos dias 18 e 19 de maio de 2017 aconteceu o X Colóquio Vaziano que teve como tema Å–Ética, Política e Direito: urgência e limites!Å—. Esse colóquio é organizado anualmente pelo Grupo de Estudos Vazianos (GEVaz) da FAJE. Fundado pelo professor Dr. Delmar Cardoso SJ, o GEVaz completa dez anos de existência. Criado cinco anos após a morte de Henrique Cláudio de Lima Vaz, o grupo tem por objetivo pesquisar as obras desse importante filósofo brasileiro para encontrar nelas inspiração e elementos que tornem viável uma reflexão a respeito dos desafios do tempo presente. Uma das lições que Lima Vaz nos deixou no livro Ontologia e História é a de que “a reflexão filosófica de um momento histórico determinado cabe realizá-la na carne e sangue de sua problemática vital e encontrar assim o sentido de seu legítimo progresso” (LIMA VAZ, 2001, 58-59). Ao procurar ser fiéis a esse ensinamento e instigados pelo cenário de profunda crise social e política que atravessa o Brasil, os membros do GEVaz, ao organizarem o X Colóquio, procuraram então criar um ambiente não apenas para discutir as posições de Lima Vaz, mas também para refletir sobre a realidade.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Rocha de Oliveira

Professora Adjunta do departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Coordenadora do Grupo de Estudos Vazianos (GEVaz-FAJE)

Manoel dos Reis Morais

Mestre em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos Vazianos.

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Rocha de Oliveira, C. M., & dos Reis Morais, M. (2017). Ética, Política e Direito: urgência e limites!. Annales Faje, 2(2), 5–8. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/3808