TOMÁS DE AQUINO INTÉRPRETE DA TRADIÇÃO EUDAIMONISTA, SEGUNDO MANUSCRITO INÉDITO DE HENRIQUE CLÁUDIO DE LIMA VAZ
DOI:
https://doi.org/10.20911/21769389v48n150p43/2021Resumo
Visa-se apresentar aqui a exegese inédita, feita por Henrique Cláudio de Lima Vaz, da posição tomasiana que articula a beatitude e a destinação do espírito segundo a especificidade da “personalidade científica de Santo Tomás”, a qual, como descreve o próprio Lima Vaz, é formada por uma exploração de todas as grandes correntes de ideias que confluíram para o século XIII, funda- mentalmente a aliança ambígua de Aristóteles entre platonismo e empirismo, o neoplatonismo, com as mediações árabes, e a tradição bíblica que forneceu a Tomás um novo fermento para ampliar a fenomenologia aristotélica da beatitude em um movimento inteiramente natural, convergente para o alto e que se estreita, porém, à medida que avança, chegando a um vértice no qual o Universo é síntese inteligível no espírito, o qual, por sua vez, atinge seu Princípio, o seu próprio Bem, íntimo e transcendente.