APRESENTAÇÃO

Francisco e as interpelações do tempo presente

Entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021, na FAJE, o pensamento do Papa Francisco foi apresentado, comentado e debatido no nosso XVI Simpósio Internacional Filosófico Teológico da FAJE e IX Simpósio Internacional de Ciências da Religião da PUC Minas. Esta parceria entre PUC Minas e FAJE já dura alguns anos, e de dois em dois anos fazemos juntos nosso Simpósio Internacional, unindo esforços para trazer para Belo Horizonte o melhor da reflexão internacional sobre o tema proposto. Assim, Filosofia, Teologia e Ciências da Religião se unem e criam uma verdadeira comunidade de comunicação, lugar de diálogo, debates e partilhas em prol de um mundo melhor, mais humano e humanizador. Em 2021 nosso tema foi “Francisco e as interpelações do tempo presente”. Nada mais atual, nada mais provocante, nada mais necessário. A pessoa do Papa Francisco, em suas palavras e ações, é uma liderança criativa e um dos poucos líderes mundiais a ter uma voz profética e respeitada no mundo contemporâneo. Uma voz que clama por uma verdadeira e profunda transformação social, justa e inclusiva, aberta e acolhedora, religiosa e programática.
Os temas desta incidência propositiva de Papa Francisco são muitos. Ele fala com crianças e idosos. Partilha suas preocupações como famílias e com defensores de grupos minoritários. Faz catequese nas Igrejas e discursa em Fóruns Mundiais. Visita países e presidentes, e faz refeições com pessoas em situação de rua. Visita presídios e hospitais. Fala em escolas infantis e Universidades. Encontra-se com seminaristas e bispos. Reza com católicos fervorosos e crentes de outras religiões. Defende os valores cristãos e abre-se atentamente à escuta das outras visões de mundo. Preocupa-se com a educação propondo um Pacto Educativo Global, com a economia instigando os economistas a pensarem uma Economia de Francisco e Clara e com as pastorais sociais e movimento populares propondo uma amizade social na Encíclica Fratelli Tutti. Ao defender para todos terra, teto e trabalho, defende a democracia, os movimentos sociais e a ética na política. Lutando pela justiça socioambiental e por uma economia que vise o bem comum, Papa Francisco prioriza os pobres, as zonas de fronteira da sociedade e as periferias. Não escapa de sua atenção as vítimas de todo tipo de abusos, as novas comunidades cristãs, as religiosas e os religiosos tradicionais. Papa Francisco vive o humanismo católico em sua acepção mais humanizadora e universal.
A programação deste ano foi intensa e produtiva. As três conferências apresentaram a temática com um olhar mais abrangente: 1. A teóloga Emilce Cuda (UCA Argentina) abriu o simpósio com conferência "Situação Teológica e Política da América Latina"; 2. O teólogo José Frazão Correia (UCP - Pastoral da Cultura dos Jesuítas) com o tema "Onde está o teu irmão? Reagir à indiferença com um novo sonho de fraternidade" e 3. A educadora Cláudia Chesini com o tema "As interpelações de Francisco para a educação". Quatro painéis ampliaram a discussão com professores das mais variadas instituições, nacionais e internacionais: 1. A "Domus" e as interpelações de Francisco: pão, sabedoria e ternura; 2. Francisco e a Educação para a Fraternidade; 3. O cuidado da casa comum nas interpelações do Papa Francisco: Um caminho de justiça socioambiental; 4. Economia e desenvolvimento social. Os seminários propiciaram um diálogo mais amplo sobre os temas: 1. Educação, religião e política; 2. Pluralismo religioso e cultura do encontro; 3. Religião e contemporaneidade: secularização e radicalismo político-religioso; 4. "O tempo é superior ao espaço" - A dimensão social evangelização como processo possível e longa estrada; 5. A hospitalidade na vida e na obra de Pedro Casaldáliga e as interpelações de Francisco; 6. Perspectivas cristãs para a educação do século XXI; 7. Hermenêutica e pluralismo religioso: interpelações proféticas à Igreja e à sociedade; 8. Cristianismo, meio ambiente e Francisco: A Encíclica Laudato Sí à luz do Direito Internacional Ambiental e 9. Francisco e sua proposta: um lugar novo para as mulheres na Igreja. Para completar, várias comunicações ofereceram aos pesquisadores a oportunidades de compartilhar o resultado de suas pesquisas, enriquecendo a reflexão e disponibilizando-a ao público.
Para encerrar gostaria de recordar que diante das dificuldades e desafios, das interpelações do tempo presente, nada melhor do que refletir e discutir a mensagem de Papa Francisco. Deixar que essa mensagem toque nossos corações, ilumine nossas inteligências e abra nossos olhos para que nossas mãos possam agir na construção de um mundo mais justo, ecologicamente saudável e aberto a todos. Ajudar na construção daquilo que nós cristãos chamamos de Reinado de Deus, e que São Paulo (Rm.14,17) apresentou-nos como sendo justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Prof. Dr. Elton Vitoriano Ribeiro – Coordenador da Comissão Organizadora.