Justificativa

Pensar o Brasil é um desafio constante e que não vem de agora. Lembre-se de nomes como o de Pero Vaz de Caminha, Antônio Vieira, Cláudio Manuel da Costa, José do Patrocínio, Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Darcy Ribeiro, etc. Essa preocupação se explicita nos textos enviados da Terra de Santa Cruz para o outro lado do Atlântico e nos demais textos escritos no e a partir do Brasil. Nas entrelinhas de tais textos se pode decifrar algo da identidade e visão de mundo da gente que aqui vive e como tal gente e tal lugar se diferenciam de outros lugares e outras gentes. Não se trata, portanto, de um simples pensar no Brasil, mas de um pensar do Brasil, em que o genitivo faz questão de explicitar os sujeitos que pensam e fazem esta nação.

Nessa esteira, o Colóquio Pensadores do Brasil pretende aprofundar o Pensamento do Brasil e, para isso, nesta edição de 2017, escolheram-se 6 brasileiros, Nísia Floresta, Oswaldo Porchat, Anísio Teixeira, Pedro Américo, Tobias Barreto e Vicente Ferreira da Silva, cujo pensamento será apresentado por professores de diferentes instituições universitárias do país.

Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto, Belo Horizonte.MG - 31.720-300