O Simpósio “Aproximações com o Mundo Juvenil” apresenta-se como um espaço de debate, de aprofundamento, de aprendizado, de troca de experiências e de saberes em que as questões juvenis estão em pauta. Ele reúne atores de diversas frentes da sociedade (universidade, poder público, igrejas, movimentos sociais e juvenis, organizações não governamentais, escolas etc) para tematizar e aprofundar o mundo juvenil e, portanto, a sociedade contemporânea, criando oportunidades para construção de novos saberes, de estratégias de atuação e de redes de colaboração.

O Simpósio está em sua segunda edição. A primeira tematizou a questão da transição para a vida adultawww.faculdadejesuita.edu.br/simposiojuventude ], discutindo as transformações ocorridas no âmbito da família, do trabalho, das relações sociais e de gênero que afetaram o modo como se vive a juventude ou como se adentra o mundo adulto. Nessa edição aprofundou-se a reflexão a respeito do modo como os jovens vivem suas trajetórias e como processam sua entrada no mundo adulto; e como essas trajetórias estão afetadas pelas práticas, processos, políticas e instituições de apoio envolvidas nessa transição, que geram desigualdades e/ou oportunidades. A edição teve mais de 300 inscrições, 85 comunicações orais de trabalhos, conferências com pesquisadores de Portugal e do Brasil.

Arquivo para Download: